Leitura: 3 min

Investimento seguro e rentável: descubra 4 ótimas opções

Cada vez mais brasileiros buscam aplicar seu dinheiro no mercado financeiro. A maioria deles não tem todo o conhecimento técnico necessário para saber qual aplicação combina mais com seus objetivos. Em compensação, quase todos sabem que querem um investimento seguro e rentável.

Não importa qual a finalidade dos seus investimentos, é necessário algum nível de segurança. Se o objetivo for algo como ter uma boa aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, essa necessidade se reforça.

Pensando nisso, trazemos este post com 4 ótimas opções de investimentos que combinam segurança e rentabilidade. Siga conosco!

1. Ações

Esses ativos são frações do capital de empresas listadas na bolsa de valores. Ao comprar determinadas ações, o investidor passa a ser proprietário de uma parcela da respectiva sociedade. O investimento em ações dá acesso aos lucros distribuídos pelas empresas, além de possibilitar ganhos com as variações de preço no mercado secundário.

Apesar dessas vantagens, a alta volatilidade das cotações faz com que o investimento direto em ações seja estressante demais para alguns investidores. Para que se tenha um investimento mais seguro e rentável, é aconselhado que a operação seja feita por alguém com conhecimento na área ou auxiliado por um especialista.

2. Fundos Multimercado

Fundos de investimentos consistem na união de capital de diversos investidores, o qual passa a ser gerida por um profissional do mercado financeiro. A classificação do fundo define qual deve ser a proporção investida em cada tipo de ativo. No caso dos multimercados, há maior liberdade para aplicar o capital no título que for considerado mais vantajoso no momento, sem que haja comprometimento com um tipo de ativo em específico.

Um fundo multimercado fundamentado em boas estratégias pode ser uma opção de investimento que oferece bons retornos, ao mesmo tempo que busca manter um determinado grau de segurança.

O seu capital é alocado de maneira diversificada e o gestor pode aproveitar as oportunidades oferecidas pelas movimentações de mercado para auferir ganhos acima da média.

3. Debêntures

Trata-se de títulos de dívida emitidos por grandes empresas. Por meio desta ferramenta, as companhias escapam dos juros altos oferecidos pelos bancos e contraem empréstimos diretamente do investidor.

Os setores que mais usam desse meio são os que precisam de grandes financiamentos, como o elétrico. Quando o projeto em questão é considerado estratégico para o país, o governo concede isenção de imposto sobre os rendimentos, tornando o investimento mais atrativo para os investidores. Nesses casos, os títulos são chamados de debêntures incentivadas.

Caso se escolha uma empresa sólida para financiar, temos um investimento seguro e rentável. As taxas oferecidas costumam ser maiores do que as dos títulos públicos, diferença que aumenta graças aos incentivos fiscais oferecidos.

4. Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

Já conhecemos o conceito de fundos de investimentos. No caso dos FIIs, o montante captado é aplicado em empreendimentos ou títulos atrelados ao ramo imobiliário, conferindo uma série de características que os diferencia dos outros tipos de fundos. Esses ativos podem ser negociados em bolsa, garantindo liquidez muito superior aos investimentos tradicionais em imóveis.

Uma das características é a performance diante da inflação. Quem paga ou já pagou aluguel sabe que os contratos costumam ser reajustados junto com o nível de preços. Essa característica também é comum nos FIIs, já que eles lidam com esse tipo de bens.

Falando em aluguel, esse e outros rendimentos são passados ao investidor por meio da distribuição de dividendos, ou dividend yield. O pagamento ocorre periodicamente e costuma ser mensal.

Outro aspecto que merece ser mencionado é a reação à demanda. O reaquecimento da economia leva a uma procura maior por imóveis, o que causa uma subida perceptível nos preços negociados.

Considerando as expectativas para 2019, as características positivas dos Fundos de Investimentos Imobiliários ficaram ainda mais evidentes. Sendo assim, eles claramente são um investimento com boas condições para auferir rentabilidade em 2019, contando ainda com a segurança oferecida pelos imóveis.

Esses exemplos dão ao investidor iniciante opções claras para fazer seu dinheiro render. E oferecem um ótimo ponto de partida, já que eles são bastante sólidos. A perspectiva também é bastante interessante, com facilidade para encontrar um investimento seguro e rentável.

Gostou do nosso post? Quer ficar sempre atualizado e receber conteúdo de qualidade? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima