Leitura: 3 min

Como conciliar a vida pessoal e profissional mantendo a saúde financeira?

Parece ser impossível dar conta de todas as obrigações e ainda ter tempo para o lazer. Num piscar de olhos percebemos que os sonhos e as vontades ficaram para trás enquanto estávamos no escritório trabalhando. Será que dá para conciliar vida pessoal e profissional, conquistando e mantendo a independência financeira?

Neste artigo você descobrirá que, a partir de um planejamento cuidadoso e investimentos inteligentes, é possível viver com mais qualidade e ter um futuro tranquilo. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

É possível conciliar vida pessoal e profissional?

Você provavelmente já parou para se perguntar se está aproveitando a vida como deveria. As horas no trabalho parecem se acumular e perdemos momentos preciosos junto de quem amamos.

Mas será que precisa ser assim? Não necessariamente. O que acontece na maioria dos casos é que nos enrolamos com a rotina, gastamos tempo e energia demais no que é desnecessário, e perdemos o foco no que é essencial.

Portanto, o primeiro passo para conciliar vida pessoal e profissional é a organização. Como? Basta pensar na própria vida como seu projeto mais precioso: traçar um plano com objetivos (a curto, médio e longo prazo), definindo as estratégias e as ações necessárias para alcançá-los.

Qual a importância do planejamento a longo prazo para equilibrar trabalho e família?

Ter um projeto para conciliar vida pessoal e profissional — sem peso sobre a saúde financeira — nos ajuda a enxergar os passos que devem ser dados para atingir as metas, quais os possíveis obstáculos e, principalmente, como ultrapassá-los (ou, ainda, evitá-los).

Além disso, um plano auxilia na correção de acontecimentos inesperados e permite enxergar além do momento atual. Por exemplo: Maria fez um plano para conhecer o mundo; nem pensava em casar. Mas conheceu João, que sempre sonhou com uma grande cerimônia de casamento.

Em vez abrir mão do seu projeto ou terminar com João, pensou que poderiam equilibrar as vontades. Optaram por uma festa menor e uma viagem de lua de mel. Também descobriram que poderiam celebrar os aniversários de casamento em um lugar sempre diferente.

Como fazer um planejamento de vida e carreira eficaz?

Para criar um plano personalizado, o melhor é adotar atitudes produtivas e positivas, a fim de conciliar vida pessoal e profissional. Confira as principais:

Organizar tarefas e rotinas

Saiba o que precisa ser feito no dia, na semana, no mês e no ano. Isto não significa planejar cada minuto, ou se fechar a mudanças, mas entender quais são as ações que devem ser realizadas e quais os prazos que devem ser cumpridos para atingir os objetivos almejados.

Com o tempo dividido em fatias acabam a necessidade de improviso e a duplicação de agenda, permitindo dar a atenção e o tempo necessários a cada tarefa.

Elaborar um plano de investimentos

Fica difícil pensar em equilibrar carreira, família e finanças sem considerar os investimentos como um caminho a longo prazo. Se o desejo é, por exemplo, aposentar cedo com uma boa renda, é necessário considerar as opções que permitam manter a independência financeira.

As aplicações a longo prazo, como os FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) são uma alternativa interessante. Basta abrir uma conta em uma corretora e emitir uma ordem de compra no fundo desejado através do home broker. A burocracia dos imóveis fica por conta do gestor e os cotistas recebem dividendos de acordo com a receita dos empreendimentos. E o melhor: são isentos de imposto de renda nos dividendos (considerando pessoas físicas que detenham menos de 10% do fundo, o mesmo seja negociado em bolsa e possua, no mínimo, 50 cotistas).

Desenvolver a inteligência emocional

A vida muda de rumo. Por isso, aprender a lidar com as mudanças é essencial. Aplicações a longo prazo ajudam a controlar os impulsos emocionais provocados pelas flutuações do mercado no curto prazo.

Ter uma perspectiva que ultrapassa o agora permite encarar as situações em suas devidas proporções, possibilitando reações mais objetivas.

O segredo para conciliar vida pessoal e profissional, sem perdas financeiras, está na organização somada a um planejamento financeiro a longo prazo, com investimentos inteligentes para garantir um futuro tranquilo. Os problemas serão encarados nas devidas proporções e as soluções, mais facilmente encontradas.

Que tal aproveitar para conhecer 4 ótimas opções para investir com segurança e rentabilidade? Clique aqui e confira nossas sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima