Leitura: 3 min

Como calcular o retorno de investimento nas aplicações financeiras?

Retorno de investimento vem da expressão em inglês Return On Investment, que ficou mundialmente conhecida pela sua abreviação ROI. Em termos gerais, trata-se de uma métrica usada para avaliar o quanto é vantajoso realizar determinado investimento, ou seja, medir o quanto de retorno foi gerado para o investidor.

ROI é um índice bastante utilizado no mercado financeiro, sendo essencial para avaliar quais foram os resultados de determinada aplicação. Por outro lado, ainda existem alguns investidores que não costumam utilizá-lo e, por isso, acabam perdendo a chance de obter melhores rentabilidades.

A seguir, demonstramos em detalhes como funciona o cálculo deste índice e damos algumas dicas de como melhorar os seus resultados. Boa leitura!

Como calcular o ROI?

Para descobrir qual é o retorno do seu investimento, basta verificar qual foi o resultado ao final de um período e subtrair esse valor pelo qual foi aplicado inicialmente. O resultado do cálculo deve ser dividido pelo valor da aplicação inicial. Confuso? Basta seguir a fórmula:

ROI = (Valor Final – Valor Inicial) / Valor Inicial

Veja um exemplo simples: o seu investimento inicial de R$ 5 mil resultou, ao final de um período X, em um saldo de R$ 20 mil.

ROI = (20.000 – 5.000) / 5.000

ROI = 3

Nesse caso fictício, o retorno do investimento foi 3 vezes maior do que a aplicação inicial. Para obter o resultado em porcentagens, basta multiplicar o ROI por 100. Dessa forma, o resultado desta aplicação foi de 300%.

ROI pode ser usado para qualquer tipo de investimento, principalmente aplicações financeiras. Nesse caso, a ideia é que você tenha um panorama preciso da performance (desempenho) da sua carteira. Assim, é possível traçar metas realísticas, baseadas em estratégias anteriores, avaliar o que realmente está gerando rentabilidade e fazer investimentos com maior grau de assertividade.

Como melhorar a rentabilidade dos seus investimentos?

Uma vez mensurado o resultado das suas aplicações, é hora de traçar as estratégias adequadas para os seus objetivos. Algumas práticas simples podem ser utilizadas para melhorar o seu ROI. Saiba quais são:

Estude o mercado

O mercado financeiro é um ambiente com uma diversidade de aplicações e possibilidades. Para aproveitar tudo que ele pode oferecer, é necessário conhecê-lo bem. Nesse caso, cabe um estudo sobre suas principais características, os tipos de operações e investimentos, quais as condições de retorno, índices e métricas utilizados, tipos de taxas cobradas, entre outros detalhes. 

Só dessa maneira é possível ter segurança na hora de investir e fazer as escolhas mais assertivas. Independente do momento do mercado, por conhece-lo, você saberá como reagir e manter-se firme nos seus objetivos.

Identifique as oportunidades

Muitas das coisas que acontecem fora do mercado financeiro podem exercer uma grande influência em seu curso. Mudanças na legislação, na política ou, até mesmo, na economia de um país estrangeiro, costumam afetar investimentos e modificar os preços das aplicações. Isso significa que em vários momentos será necessário tomar uma decisão de investir ou se desfazer de determinado investimento, seja para buscar um melhor retorno ou para evitar um prejuízo.

A dica aqui é manter-se sempre atualizado. Veja sites especializados, jornais e programas de TV para entender as tendências do mercado e o que pode afetá-lo nos próximos anos para não ser pego de surpresa.

Diversifique a carteira

A diversificação, isto é, aplicar seus recursos em diferentes ativos de renda fixa e renda variável, é uma forma de balancear a sua carteira. É, também, uma maneira de aumentar as chances de ter um melhor rendimento com maior grau de segurança, reduzindo os impactos negativos causados pelas oscilações do mercado.

Ao ter as diferentes opções de investimentos, é possível buscar por maiores retornos com ativos de renda variável (assumindo uma parcela maior de risco) e manter um determinado montante investido em aplicações com menor volatilidade, próprios dos ativos de renda fixa.

Uma maneira de se atingir maior diversificação, é através de uma gestora de recursos. A gestão profissional de investimentos te auxiliará a escolher as melhores aplicações com base no seu perfil e a alcançar maior parcela de ativos financeiros por meio dos fundos de investimentos, permitindo boas condições para aumentar a rentabilidade do seu capital.

Por isso, se está à procura de especialistas para aumentar o seu ROI, entre em contato com a TG Core Asset e conheça melhor o nosso trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima