Leitura: 3 min

5 razões para aplicar sua grana em um investimento a longo prazo

Aposentar cedo, organizar a vida da família sem apertos, construir um patrimônio sólido: será que isso é possível? O investimento a longo prazo pode ser a resposta ideal para você atingir esses objetivos.

Quer saber como começar a aplicar seu dinheiro a fim de garantir uma renda confortável mais adiante? Continue a leitura do post e descubra!

Por que começar a investir no futuro agora?

Já parou para pensar em como você se vê daqui a cinco anos? Ou ainda: como você pode se organizar para melhorar essa projeção? Investir a longo prazo é uma ótima alternativa para quem gosta de organizar a vida — sua e da família — e se preparar para o que vem pela frente.

O universo das aplicações financeiras é amplo, com opções para os mais diferentes perfis de investidores e faixas de renda. Para ter acesso ao mercado financeiro, basta escolher uma corretora de sua confiança e abrir sua conta.

Depois disso, você precisa pesquisar e contar com informações transparentes e de boa qualidade sobre as oportunidades disponíveis para planejar o uso dos seus recursos da melhor forma.

Quais os benefícios do investimento a longo prazo?

Investir a longo prazo atende a diversos objetivos. Conheça os principais abaixo:

1. Investir no futuro da família

Se você já tiver filhos ou desejar construir a própria família futuramente, o investimento a longo prazo é uma ótima maneira para transformar seus projetos familiares em realidade.

Imagine poder assegurar, desde já, uma ótima educação para os filhos, incluindo um intercâmbio e uma boa faculdade, sem precisar se apertar para conseguir juntar o dinheiro em pouco tempo? Interessante, não é mesmo?

2. Planejar a aposentadoria

Não há nada de errado em querer se aposentar cedo e dedicar-se ao que gosta. Aliás, aplicar com vistas em rendimentos futuros significa poder se dedicar ao que traz a você satisfação e realização pessoal.

Ao investir a longo prazo, você terá a oportunidade de aproveitar melhor a sua aposentadoria, podendo viajar, abrir um negócio próprio, mudar de cidade, entre outros. E isso sem comprometer a sua saúde financeira.

3. Aumentar o patrimônio

Que tal aproveitar os rendimentos dos seus investimentos a longo prazo para aumentar o patrimônio? Aproveite as opções que oferecem retorno em alguns anos para juntar dinheiro e dar uma boa entrada na compra de um imóvel, seja sua casa própria, residência secundária ou imóvel para alugar.

4. Fugir da inflação

Muitos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), oferecem uma estrutura de proteção contra a inflação. Isso porque a renda dos aluguéis dos imóveis costuma ser corrigida anualmente — e a diferença é repassada para os cotistas pela valorização do título e/ou distribuição de dividendos. Isso faz com que os FIIs sejam uma das opções com boas condições de segurança e rentabilidade atualmente

5. Conquistar rendimentos isentos de IR

Outro benefício igualmente aplicável aos FIIs é que os dividendos não são tributáveis de imposto de renda para investidores pessoa física (apenas está sujeita ao imposto, o lucro auferido na venda do título na bolsa), o que torna esse tipo de investimento mais rentável. Mas, para isso, é necessário que o fundo seja negociado em bolsa, possua mais de 50 cotistas e o próprio cotista possua menos de 10% do fundo

Além dos FIIs, investidores pessoas físicas podem contar com o benefício da isenção de IR em outras aplicações como LCI, LCA, CRI, debêntures incentivadas, por exemplo.

Como conquistar seus objetivos por meio das aplicações financeiras?

Para investir a longo prazo da forma correta, comece por um planejamento rigoroso. O ideal é que os recursos usados para aplicações não comprometa a renda familiar, portanto não use dinheiro que já esteja destinado a outra prioridade.

Além disso, elabore uma planilha com custos fixos e variáveis, estipulando metas para produtos e serviços que não sejam de primeira necessidade. Assim, fica fácil saber quanto você tem realmente disponível para aplicar sem contrair dívidas.

Por fim, é fundamental ter foco, boa educação financeira e sobretudo contar com a consultoria de especialistas em investimentos. O mercado financeiro não é um assunto simples e pode ser arriscado, sendo também é importante elaborar estratégias para diminuir o risco, como a diversificação dos investimentos.

São diversas as opções de investimento a longo prazo para quem deseja investir no futuro. Esperamos que as informações descritas aqui ajudem você a alcançar seus objetivos com um bom planejamento e risco reduzido.

Gostaria de saber como eleger as melhores oportunidades para você? Conheça seu perfil de investidor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima