Leitura: 2 min

Vale a pena buscar investimentos de renda fixa?

Atualmente, a prática de investir torna-se fundamental para garantir a tranquilidade de sua família em qualquer situação. Nas aplicações, os investimentos de renda fixa podem ser a opção certa.

Mas, afinal, você sabe como funciona essa modalidade? Será que é a melhor opção para o seu caso? Continue lendo para entender tudo sobre renda fixa e acerte na hora de montar a sua carteira de investimentos!

O que é um investimento de renda fixa?

Investimentos de renda fixa são aqueles em que sabemos qual será a taxa de rendimento sobre a quantia aplicada. Essa característica faz dessa modalidade uma boa opção para investidores de perfil mais conservador, ou que não querem abrir mão da segurança durante a aplicação.

Na prática, os recursos investidos em renda fixa são utilizados pelas instituições emissoras dos títulos como um meio de financiar suas atividades. Após o prazo estabelecido, os investidores recebem de volta o valor aplicado, acrescido de juros que são definidos no momento da contratação.Por outro lado, os investimentos de renda variável, como bolsa de valores e moedas estrangeiras, não permitem que o interessado saiba de antemão o resultado de suas operações. Seus rendimentos — ou, até mesmo, perdas — dependerão de movimentos do mercado e do desempenho de índices econômicos.

Quais as vantagens da renda fixa?

Confira, agora, as principais vantagens dos investimentos de renda fixa.

Segurança

A previsibilidade dos ganhos com títulos de renda fixa é fundamental para a segurança de quem investe. Isso permite que o planejamento financeiro seja feito com mais precisão e evita qualquer tipo de perda.

Para tornar a opção ainda mais segura, há também a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que cobre até R$250 mil em caso de falência da instituição cedente.

Liquidez

Se você quer ter acesso fácil e rápido aos seus valores investidos, a qualquer momento, os investimentos de renda fixa são a melhor opção. Isso porque eles têm alta liquidez, o que garante a possibilidade de sacar a quantia de que você precisa para lidar com qualquer necessidade.

Imposto de Renda

Algumas modalidades de investimento em renda fixa, como as Letras de Crédito (LCI e LCA) e Debêntures de Infraestrutura, são isentas de tributação pelo IR, o que garante rendimentos ainda melhores e facilidade na hora de fazer a declaração.

Já os títulos do Tesouro Direto e CDBs (Certificados de Depósito Bancário) seguem uma tabela regressiva de tributação. Ou seja, quanto mais tempo os recursos permanecerem investidos, menor será alíquota de Imposto de Renda que o investidor deverá pagar.

Como vimos, os investimentos de renda fixa podem ser opções vantajosas para aplicar seu capital. Porém, é importante levar em consideração seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros antes de tomar uma decisão.

Por falar nisso, você saberia dizer qual é o melhor lugar para fazer esse tipo de aplicação? Aproveite agora para aprender como escolher a melhor gestora de investimentos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima