Leitura: 2 min

Rentabilidade e lucratividade: conheça as principais diferenças

Rentabilidade e lucratividade: você sabe qual é a diferença entre esses dois conceitos? Muitas pessoas acreditam que significa a mesma coisa, afinal, ambos dão a impressão de ganhos. Por isso, fazem muita confusão entre os dois termos.

Entretanto, existem muitas diferenças entre ambos e cada um tem funções diferentes na hora de demonstrar os ganhos de um investimento. Pensando na importância deste assunto e, principalmente, na confusão que muitas pessoas fazem, escrevemos este artigo.

Nele, mostraremos a definição dos termos, bem como as principais diferenças existentes na forma de cálculo, especialmente da lucratividade. Acompanhe!

O que é rentabilidade e lucratividade?

A lucratividade, como o próprio nome sugere, está ligada ao lucro de uma empresa. Ou seja, o resultado que foi obtido pela subtração de sua receita bruta com seus custos e despesas. Assim, a lucratividade é o indicador de quanto um investimento gerou de lucro em determinado período.

A rentabilidade, no entanto, tem ligação ao investimento inicial e a sua estimativa de quanto tempo que ele levará para gerar um retorno, assim como o montante de lucro que ele proporcionará. Em alguns casos, a rentabilidade de um ativo é informada para o investidor no momento em que ele faz a aplicação.

Quais as principais diferenças entre os conceitos?

Agora que você entendeu o conceito de rentabilidade e lucratividade, vamos demonstrar um pouco mais da diferença entre eles. Tanto uma quanto a outra fornecem informações diferentes sobre o aspecto de ganhos de um investimento.

Nesse sentido, uma das principais diferenças entre os conceitos é que a lucratividade é baseada no valor líquido do investimento. Já a rentabilidade considera o lucro líquido e o valor investido.

Em outras palavras, a lucratividade é baseada no montante obtido como lucro líquido oriundo da receita total gerada por determinado investimento. Ela, portanto, indica o ganho que foi obtido com a aplicação. Por outro lado, a rentabilidade leva em conta o lucro líquido, porém, também considera o valor que foi investido. Ela sinaliza a proporção de retorno obtido em relação ao investimento feito.

Como calcular a rentabilidade?

Agora que você entendeu a diferença entre os conceitos, já deve saber que a rentabilidade de um investimento pode ser acordada no momento da aplicação ou mensurada ao final ou vencimento. Entretanto, ela precisa ser calculada e é exatamente isso que demonstraremos neste tópico. A fórmula a ser aplicada é a seguinte: lucro líquido/valor investido x 100.

Como você pode perceber, o cálculo é muito simples. A grande questão, portanto, é saber utilizar os dados obtidos para verificar os ganhos com seus investimentos. Esses indicadores são fundamentais para acompanhar as aplicações e tomar as decisões corretas sobre cada uma delas.

Agora que você tem os dois conceitos, rentabilidade e lucratividade, ficará mais fácil identificar ambos que ocorreram em seus investimentos. Assim, terá mais clareza para definir os melhores títulos para investir o seu dinheiro.

Gostou destas informações? Que tal continuar aprendendo? Então, confira este post e descubra como se manter informado sobre o mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima