Leitura: 3 min

Passo a passo: veja como ter um bom planejamento financeiro familiar

Apesar de ser algo natural, constituir e cuidar de uma família definitivamente não é uma tarefa simples. O planejamento financeiro familiar, por exemplo, é um dos principais cuidados que devem ser tomados para garantir a tranquilidade de todos os entes queridos em qualquer situação ao longo da vida.

Quer saber como você pode organizar as finanças da sua família? Então, fique ligado no passo a passo que preparamos para ajudar nessa prática tão importante.

Entenda as necessidades da sua família

Como cada família possui suas particularidades, é praticamente impossível que um único modelo de planejamento seja eficiente para todas. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise aprofundada a fim de identificar suas reais condições, demandas e objetivos.

Nessa análise, é preciso considerar questões particulares como a quantidade de membros da família, número de filhos em idade escolar, necessidade de tratamento médico, animais de estimação etc. O ideal é que esse processo seja feito em conjunto e de forma periódica, para que todos contribuam com informações importantes e se envolvam ativamente no planejamento financeiro familiar.

Organize o seu orçamento

Existem diversas maneiras de registrar e organizar as informações que vão compor o orçamento da sua família. Você pode utilizar ferramentas como planilhas, programas ou aplicativos desenvolvidos especialmente para esse fim.

Comece registrando a sua renda mensal, incluindo aí tanto salários quanto eventuais outras receitas. Feito isso, faça um levantamento das suas despesas e compare essas informações. Esse é um passo fundamental para orientar o seu planejamento, uma vez que a ideia é que seus gastos não ultrapassem seus ganhos.

Promova uma redução de gastos

Para equilibrar as receitas com as despesas da família, pode ser necessário um esforço a fim de reduzir alguns gastos no dia a dia. Sem uma medida como essa, será praticamente impossível ter controle sobre as finanças e fechar o mês no azul.

Quando isso for necessário, comece cortando os gastos considerados supérfluos, como idas a restaurantes ou alguns passeios. Na hora de ir ao supermercado, dê preferência aos produtos que estão em oferta e que são mais importantes para a rotina da família.

Ainda que a economia pareça pequena quando essas práticas são analisadas individualmente, elas certamente ajudarão a reduzir parte dos gastos da família, permitindo que os recursos sejam utilizados em despesas mais importantes.

Forme uma reserva de emergência

Todos nós sabemos que imprevistos acontecem e que é mais fácil lidar com eles quando estamos bem preparados. Por isso, formar um reserva de emergência é um cuidado que deve fazer parte do planejamento financeiro familiar.

Em vez de deixar para poupar apenas o que você conseguir economizar ao final do mês, a dica é definir uma quantia fixa que será destinada à formação desse fundo, de acordo com as suas condições. Ao longo do tempo, você perceberá que ficará mais fácil se adaptar ao novo orçamento, podendo até aumentar a quantia a ser guardada — especialmente se você conseguir aplicar as práticas de economia das quais falamos no tópico anterior.

Invista para fazer o dinheiro render

O melhor destino que você pode dar para as reservas financeiras da sua família é o mercado de investimentos. Dessa forma você poderá fazer esse dinheiro render, buscando manter o poder de compra com o passar do tempo e acumular ganhos.

Se o objetivo é garantir a tranquilidade da sua família, o ideal é optar por papéis de baixo risco e alta liquidez. Fundos de Investimento de Renda Fixa, por exemplo, são excelentes opções para quem procura onde aplicar esses recursos.

Então, agora que você já sabe como fazer o seu planejamento financeiro familiar, que tal descobrir como acertar na escolha do melhor tipo de investimento? Confira tudo o que você precisa saber sobre perfil de investidor e entenda sua importância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima