Leitura: 3 min

Aprenda de uma vez como investir com segurança

Segurança, rentabilidade e diversificação são alguns dos grandes pilares para o sucesso de um investimento, não é mesmo? No entanto, saber como investir com segurança e garantir mais controle de risco parece ser uma tarefa nebulosa, especialmente para quem não é afeito ao mercado financeiro ou não tem muito tempo para estudá-lo.

O investidor, mesmo o mais inexperiente, deve ter sempre em mente que o risco costuma andar de mãos dadas com o retorno. Ou seja, quanto maior a expectativa de retorno (positivo ou negativo) sobre uma aplicação, maior é o risco atrelada a ela.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas para que você possa saber como investir com mais segurança e diminuir alguns de seus receios com investimentos, sem abrir mão da rentabilidade. Confira!

 A importância de investir com segurança

Como dissemos, a segurança é um dos principais fatores a considerar em um investimento. É preciso ficar atento à necessidade de saber avaliar corretamente onde aplicar o seu dinheiro. Parte da insegurança dos principiantes vem da falta de informação e estudo suficiente para entender qual é a mecânica envolvida por trás de uma aplicação.

O anseio por resultados rápidos e impressionantes faz com que também parte das pessoas entrem em propostas duvidosas ou fraudulentas, como os esquemas de pirâmide financeira. Logo, é valioso que o investidor alinhe sua expectativa às características do investimento.

Conheça seu perfil de investidor

Ao saber quanto está disposto a se expor em investimentos de nível de risco mais alto, a pessoa saberá, ao montar a sua carteira, definir seu perfil de investidor(conservador, moderado ou arrojado) e seu planejamento financeiro.

Assim, poderá decidir qual proporção está disposto a alocar recursos em cada tipo de aplicação, como as ações na bolsa de valores, por exemplo. Ao lado disso, poderá estabelecer escalas de risco conforme se tornar mais experiente nas análises dos tipos de investimento.

Conheça os riscos e benefícios das modalidades de investimento

Além do perfil, é recomendado conhecer o risco e os benefícios de cada tipo de aplicação. Ter em mente do que é renda fixa, renda variável, letras de crédito, fundos de investimento, além da própria experiência com os aportes mensais, trará bons insights sobre o quão arriscado é um investimento e como lidar com as diversas situações que se apresentarem.

Assim, poderá compor uma carteira condizente ao perfil e objetivos. Portanto, não deixe de estudar!

Tenha clareza do seu nível de conhecimento sobre o mercado financeiro

O conhecimento e aprendizado constantes são grandes aliados do investidor moderno. Em outros tempos, não era possível obter o volume de informações de que dispomos para estudar sobre o assunto.

Tenha em mente o quanto você sabe sobre o mercado e procure reservar um período para leituras e consumo de conteúdos dessa área, como redes sociais, artigos, notícias etc. Em outro artigo, separamos algumas das melhores fontes para encontrar informações sobre o mercado financeiro.

Não fique apenas na poupança

Recentemente, o Brasil superou a marca de 1 milhão de pessoas físicas investindo em renda variável. Mas o volume de brasileirosque têm seu dinheiro somente na poupança ainda chega a impressionar, pois é uma aplicação com rendimentos muito próximos da inflação.

Deixar o dinheiro parado no bancoou na poupança é não usar o poder dos juros compostos ao seu favor. Ou seja, o investidor perde dinheiro com o tempo.

Portanto, como podemos observar, a segurança nos investimentos é intrínseca ao conhecimento de mercado e ao autoconhecimento por parte do investidor. É possível investir com segurança e mais tranquilidade a partir do quão bem você vai conhecer as opções. Fique tranquilo, pois é um conhecimento que vem com o tempo, mas que nunca deve ser interrompido.

Quer saber um pouco mais sobre os tipos de investimento? Então, confira nosso próximo artigo em que esclarecemos as vantagens e as desvantagens de investir em renda variável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima