Leitura: 2 min

5 dicas de investimentos essenciais para ser um investidor de sucesso!

Que tal receber algumas dicas de investimento para começar a fazer as suas aplicações financeiras? Esse tipo de tarefa nem sempre é tão simples quanto parece. Em muitos casos, o investidor precisa conhecer alguns conceitos básicos antes mesmo de escolher os ativos nos quais vai aplicar.

Abrir conta em uma corretora, enviar dinheiro para ela, comprar e vender ativos são tarefas que, operacionalmente, são muito simples de serem realizadas. Entretanto, existem outros pontos mais específicos que você precisa saber antes de tomar essas decisões.

Quer saber quais são eles? Então, acompanhe-nos nesta leitura e descubra as principais dicas de investimento que temos para você.

1. Estude o seu mercado

O primeiro e, talvez, o mais importante dos passos, é estudar bem o seu mercado. Investir em algo desconhecido é uma forma que poderá provocar o fracasso em suas aplicações. Aqueles que ganham dinheiro dessa forma, fazem por pura sorte e podem perder tudo de forma tão inusitada quanto ganharam.

Mercado de investimentos não é loteria, portanto, exige muito estudo e análise. Se você quer ser um investidor de sucesso, precisa estudar com muita atenção o seu mercado e ficar de olho nas notícias que podem impactá-lo.

2. Conheça o seu perfil de investidor

Outro passo importante é conhecer o seu perfil de investidor. Temos três tipos: o primeiro, é o conservador. Ele não suporta correr riscos e está disposto a colocar seu dinheiro em aplicações que têm rentabilidade quase igual a inflação para não correr o risco de perder qualquer quantia.

Outro tipo é o arrojado que, diferentemente do anterior, tem um perfil bem mais agressivo, disposto a correr riscos calculados para obter rentabilidades maiores e significativas. Também existe o moderado que é basicamente a junção dos outros dois. Ele nem é tão conservador ao ponto de não querer correr nenhum risco, e tão pouco tão arrojado a ponto de colocar tantos riscos, mesmo que calculados.

3. Analise os riscos

Depois de definir o seu perfil, é necessário avaliar quais são os riscos que podem existir em certas aplicações. O fato de eles existirem não faz do mercado de investimentos algo incerto ou que conte com a sorte.

A análise e gestão de risco possibilita que eles sejam calculados e medidos de acordo com o seu perfil e capacidade de suportá-los.

4. Diversifique

Outro passo importante é a diversificação. Você não deve colocar todo o seu dinheiro em um único título ou ação. Isso é extremamente arriscado, pois, caso ele perca valor, o seu investimento pode ir totalmente por água abaixo. Ao ter investimentos diversificados, você também fraciona o seu risco e a sua rentabilidade.

5. Conte com ajuda especializada

Por fim, também é interessante contar com uma gestora de investimentos que forneça as informações necessárias que servirão como base para as suas aplicações. Tomar decisões sobre a compra ou venda de ativos com ajuda especializada é mais fácil e pode proporcionar melhores ganhos.

Seguindo essas 5 dicas de investimento, você terá mais chances de crescer e ter resultados em suas aplicações financeiras, aumentando o seu patrimônio a médio e longo prazo, e assim garantir um futuro mais tranquilo e financeiramente saudável.

Gostou dessas informações? Então, compartilhe-as em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a esse tipo de conhecimento tão valioso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Rolar para cima